quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

http://www.youtube.com/watch?v=rZNENPH8lD8
 
ATIVIDADE – 1 DA UNIDADE III
PLANO DE AULA - ESTRANGERISMO
PORTAL DO PROFESSOR
MÚSICA
APPROACH
·       O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Ele aprenderá as palavras no sentido figurado e aumentará seu vocabulário, também aprenderá a associar palavras com ritmo musical.
·       Duração das atividades.
Levará duas aulas de 90 minutos, totalizando 180 minutos.
·       Estratégias e recurso da aula.
1º aula: estudar a música e interpretá-la, reconhecer o vocabulário, tanto no seu significado correto como no figurativo.
2º aula: Cantar e ouvi-la, ver clip  reconhecendo as palavras estrangeiras na ação do clip.
·       Conhecimento prévio do professor com o aluno.
 Saber quem fez a música e o cantor; Interpretação do texto; uso do dicionário e da internet para pesquisa.
·       Recursos.
Clip e CD; informática; dicionários; copiadora; caderno; lápis; giz; lousa etc.
·       Avaliação.
Trabalho em grupo, teste de palavras tanto orais como escritas.

http://www.youtube.com/watch?v=pa9_8wxW1a8

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Plano de Aula


E-PROINFO
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
ENSINO MÉDIO

OBJETIVO GERAL:-
Saber organizar idéias e textos coesos e coerentes;
Valorizar as diferenças culturais;
OBJETIVO ESPECÍFICO:-
Reconhecer signos ortográficos e culturais;
Saber interpretar pequenos textos;
Utilizar corretamente tempos verbais, substantivos e adjetivos;
Interpretar símbolos da língua mãe e da língua estrangeira;
Saber se expressar de várias formas seu sentimentos.
METODOLOGIA:-
Conjugação verbal, construção de pequenos diálogos, pesquisa em dicionário ou internet,ditados de palavras e elaboração de frases, trabalhos com expressões de sentimentos.
CONTEÚDO:-
Verbos, substantivos, adjetivos e pontuação, arte comtemporânea, desenhos e caricaturas.
RECURSOS:-
Aulas expositivas,internet,dicionários, trabalho em grupo,livro didático, lápis 6b, cartolina.
HABILIDADE:-
Saber expressar-se tanto na escrita com oral;
Interagir na escola e fora dela;
Valorizar os trabalhos manuais e conhecer algumas técnicas;
Desenvolver aptidões artísticas
AVALIAÇÃO:-
Trabalho em grupo,seminário,teatro, teste
JUSTIFICATIVA:-
Este trabalho ajudará os alunos no aumento de seu vocabulário e na interpretação de texto, em seu comportamento crítico com liberdade de expressão

DESENVOLVIMENTO
O professor pode distribuir  um texto ou uma música aos alunos e neste texto ou música faltará palavras para o mesmo completar com ajuda de som ou leitura feita pela professora.Também pode pedir aos alunos que façam um diálogo em grupo e represente em forma teatral na sala ou de forma representativa no papel como desenho.
Desta forma a aula fica mais dinâmica, e os alunos aprendem mais pois vão a pesquisa para realizar o trabalho, eu professora realizei o trabalho com diálogo em grupo e finalizei com um livro para a mostra literária tanto de Inglês como de Espanhol e também em arte. Assim pude trabalhar a língua mãe e estrangeira junto com arte ao mesmo tempo, usando dicionário, interação entre a classe e o professor, notebook e internet etc.

FOTOS DE ALGUNS TRABALHOS










terça-feira, 12 de outubro de 2010

wikipédia


A WIKIPÉDIA é uma enciclopédia virtual muito rica,  que é alimentada por internautas de todo mundo. Este site é uma ferramenta muito interessante para pesquisa de temas variados e estudo sobre todos os tipos de vocabulários na língua mãe ou estrangeira. Podemos pedir aos alunos para pesquisar nesta página sobre tradução, elaboração de seminários, elaboração de textos complementares, e mesmo para satisfazer curiosidades sobre qualquer assunto.

sábado, 9 de outubro de 2010

capim dourado - Espanhol

Olha que interessante ! Trabalhos de capim dourado sendo divulgado em espanhol.

http://www.youtube.com/watch?v=Z89RXk2xzIw

Antonio Cícero de Souza

Agora o senhor chega e pergunta:Ciço, o que é Educação? Tá certo. Tá bom, o que eu penso , eu digo. Então, veja, o senhor fala: "educação"; daí eu falo: Educação. Palavra é a mesma, não é? A pronúncia,  eu quero dizer. É uma só "educação". Mas então eu pergunto pro senhor: E a mensma coisa? É do mesmo que a gente fala quando diz essa palavra? Aí eu digo: NÃO. Eu digo pro senhor desse jeito: Não,não é. Eu penso que não.
EDUCAÇÃO...Quando o senhor chega e diz ''educação", vem do seu mundo. O mesmo, um outro. Quando eu sou quem fala vem dum outro lugar, de um outro mundo.Vem dum fundo de oco que é o lugar da vida dum pobre, como tem gente que diz. Comparação, no seu essa palavra vem junto com quê? Com escola, não vem? Com aquele professor fino, de roupa boa, estudado, livro novo, bom ,caderno, caneta, tudo muito separado, cada coisa do seu jeito, como deve ser...Do seu mundo vem estudo de escola que muda gente em doutor. É fato? Penso que é, mas eu penso de longe, porque eu nunca vi isso aqui.
REFLEXÃO

livros para uma boa leitura educacional

 Pedagogia da  Esperança _ Paulo Freire
O pensamento vivo de Lenin _ Martin Claret
Técnicas de Ensino: Por que não? _ Magistério Formaçao e Yrabalho Pedagógico
Repensando a Didática _ Magistério Formação e Tabalho Pedagógico

sites interessantes

www.google.com.br/
www.cancerdemama.com.br/
www.pciconcursos.com.br/
www.tecla.com.br/

professor Ladislau


PROFESSOR LADISLAU: “ É necessário......espaços do conhecimentos.”
Acho que dentro do contexto dado pelo professor Ladislau seria a escola ideal para todos, mas esta escola só poderá existir quando todas tiverem acesso a tecnologia .A interação com o conhecimento vem também com as experiências vividas pelos nossos alunos, pelo meio em que vive dando a eles um crescimento intelectual muito grande onde devemos explorar com pesquisas, trabalho manuais, fazer ir a busca da sua realização, onde nós professores apenas seremos orientadores das ações.

hipertextos

O que é hipertexto?
Hipertexto nada mais é que o conteúdo amplo do que se quer pesquisar na internet, lido ou escrito, e dentro dele existem os links onde você percorre para esclarecer suas dúvidas.
Hipertexto pode ser de vários temas como comida, línguas estrangeiras, artigos, modas, propagandas, etc. E os links são portas para ir a outras páginas do mesmo assunto ou para ir para outro hipertexto, onde você percorre para se informar de maneira direta sobre o assunto que quer pesquisar.
O objetivo da informática neste contexto será de trazer ao leitor uma motivação a leitura, o prazer de pesquisar e estudar, com uma interação virtual muito grande.
Com tudo isso aplicado eu consegui explorar vários assuntos interessantes como na página do câncer de mama onde você aprende a se auto -avaliar, como criar coragem para enfrentar este problema, e uma ajuda coletiva de pessoas portadora da doença.
O hipertexto traz a você liberdade de procurar e navegar; descobrindo e aprendendo com muito mais eficácia.
A  hiperleitura e o hipertexto permite e produz transformações  as relações possíveis entre as imagens, os sons e os textos associados de maneira não-linear, mediante conexões eletrônicas, assim como as ligações realizadas entre os textos fluídos em seus contornos e em número virtualmente ilimitado. Nesse mundo textual sem fronteiras, a noção essencial torna-se a do elo pensado com a operação que relaciona as unidades textuais recortadas para a leitura.(Chatier, 2002,p. 108-109)
Eu concordo com este pensamento porque mostra que a leitura textual virtual pode ser pontos importantes a ser lido ou escrito resumidamente, assim a comunicação eletrônica dos textos não permite por si mesma o saber necessário à sua compreensão e utilização.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

curso tic

Este curso só veio acrescentar a nós aprendiz mais interesse pela tecnologia, trazendo um meio prático de desenvolver metodologia em sala e motivar os alunos a pesquisa, estudo virtual como curso a distância em LE., informática etc.
Espero que todos aproveitem o máximo que puder do curso, apenas acho que as tarefas deveriam ser corrigidas com mais frequência, pois os professores precisam organizar seu tempo para refazer sua tarefa já corrigida.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quem sou como professor e aprendiz

Bernadete, como professora curiosa, observadora,e oriemtadora: e como aprendiz esforçada, disciplinada. mas sempre pronta a aprender.